TEA
TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
FALAR SOBRE O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO) É FALAR DE DESAFIOS CONSTANTES ENVOLVENDO VÁRIOS ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO E DE INTERESSE DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESSA ÁREA.LÉO KANNER( 1968) CHAMA A NOSSA ATENÇÃO PARA O QUANTO O NOSSO CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AO TEA É LIMITADO.
COMO CLASSIFICAR O TEA? EXISTEM VÁRIOS DIAGNÓSTICOS; DOENÇA PSÍQUICA,ORGÂNICO,CULTURA FAMILIAR,FALTA DE AFETIVIDADE E SÃO VÁRIOS OS QUESTIONAMENTOS COM POUCAS RESPOSTAS.
ONDE E COMO BUSCAR INTERVENÇÕES OU TRATAMENTOS?
PROCURAR ENXERGAR A PESSOA COM TEA,NÃO COMO UMA SÍNDROME COMPORTAMENTAL E SIM COMO UM SER INTEGRANTE E PARTE CONTEXTUALIZADA DA SOCIEDADE,RESPEITANDO SEUS LIMITES,CONHECENDO AS SUAS NECESSIDADES E LIBERTANDO AOS POUCOS A SUA PERSONALIDADE ATÉ ENTÃO APRISIONADA.
QUALQUER PESSOA QUE PERTENÇA AO TEA,SEJA QUAL FOR A SUA ESPECIFICAÇÃO,
AS INTERVENÇÕES DEVEM SER DIRECIONADAS ATRAVÉS DOS FOCOS POR ELES ADOTADOS COM ESTÍMULOS E UTILIZAÇÃO DO CONCRETO E O LÚDICO,TODAS BASEADAS NO INTERESSE DA PESSOA.
UTILIZAR ABORDAGENS SENSORIAIS (VISUAL,AUDITIVO,CINESTÉSICO).EXPLORAR O COTIDIANO,UTILIZAR JOGOS, ESTIMULAR O PENSAMENTO LÓGICO,FAZER USO DA LINGUAGEM OBJETIVA,PRIVILEGIAR AS HABILIDADES,PROPOR PEQUENAS TAREFAS.
PRIORIZAR OS VÍNCULOS AFETIVOS.
SINAIS DE TEA:
*BRINCA OU USA BRINQUEDOS DE FORMA INCOMUM.
*DIFICULDADES DE RELACIONAR COM OS PARES DA MESMA IDADE.
*CHORO OU RISADAS INAPROPRIADAS.
*HIPERATIVIDADE OU PASSIVIDADE.
*SENSIBILIDADE A ALGUNS SONS.
*APEGOS A OBJETOS DIFERENTES.
*FALA ESTEREOTIPADA OU AUSÊNCIA DE FALA.
*SENSIBILIDADE A ALGUNS SONS.
* DIFICULDADE EM LIDAR COM ALTERAÇÕES DE ROTINA.
*FALTA DE CONSCIÊNCIA DO PERIGO.
"O AUTISMO É UMA SÍNDROME INTRIGANTE PORQUE DESAFIA NOSSO CONHECIMENTO SOBRE A NATUREZA HUMANA" ( CLEONICE BOSA)